quarta-feira, abril 21, 2010

Projecto Rios

O blogue “Ambiente Santo Tirso” é um espaço dedicado às “observações” no âmbito do Ambiente no Concelho de Santo Tirso, contudo está atento aos bons exemplos que surgem em outras Regiões do País. Exemplo disso foi a sua participação activa num projecto nacional, o “Projecto Limpar Portugal”.

Felizmente no nosso País ainda existem muitas pessoas preocupadas com as causas Ambientais e é neste sentido que surge mais uma, o “Projecto Rios”.


Este projecto, originário da Espanha, onde pessoas sensíveis à Fauna e Flora aquática se uniram preocupadas e interessadas em “reabilitar e monitorizar Rios e Ribeiras”.

No seguimento deste projecto em Espanha, um Português procurou desenvolve-lo no nosso País. Sendo neste momento um projecto Ibérico.

Pedro Teiga”, Doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é embaixador do Projecto Rios em Portugal.
Várias cidades já aderiram a este projecto criando um ou mais grupos de acção.

Deseja-se que os Tirsenses estejam atentos, pois temos lindos Rios e Ribeiras para serem preservadas e a poderem fazer parte deste projecto.

Neste projecto (“Projecto Rio”) de longo prazo, podem participar grupos ecológicos de escolas, grupos associativos, agrupamentos de escuteiros, grupo de amigos, instituições, pessoas individuais.
O apoio de instituições vocacionadas e que trabalham na área do ambiente e que tenham conhecimento e experiencia na vertente ambiental, certamente que sendo solicitado será concedido.Desde já o Blogue Ambiente Santo Tirso mostra-se disponível para apoiar alguém que queira iniciar e participar nesta iniciativa no Concelho de Santo Tirso, em esclarecimento de dúvidas e contactos iniciais com os embaixadores do Projecto Rios em Portugal, escolha de Ribeiras para tratar e monitorizar, ajudará na angariação de apoios para aquisição do KIT de monitorização, ajudará na convocação de secção de esclarecimento com a presença de Pedro Teiga (fundador do Projecto Rios em Portugal).

sexta-feira, abril 16, 2010

Desastre Natural - Nova erupção vulcânica na Islândia

Um novo vulcão entrou em erupção, esta quarta-feira, no sul da Islândia e obrigou à evacuação de cerca de 800 pessoas.
As autoridades pediram às populações vizinhas para abandonarem as habitações. As pessoas foram encaminhadas para abrigos provisórios uma vez que existe a possibilidade de inundações provocadas pela acção do vulcão. O nível de um rio vizinho já subiu 84 centímetros devido ao degelo do glaciar.

O vulcão localiza-se no glaciar de Eyjafjallajokull, não muito longe do local de uma outra erupção que começou no passado mês de Março e que foi dada como extinta, no passado dia 12 de Abril.
O último fenómeno natural, a 21 Março, obrigou às mesmas medidas de precaução. Desde 2004 que os islandeses não assistiam a estas imagens de beleza extraordinária.
O vulcão que, esta quarta-feira, entrou em actividade passou por cinco erupções desde o século IX.



Neste momento as cinzas vulcânicas libertadas pela actividade desta cratera levaram ao encerramento de milhares de voos (na zona das nuvens de cinzas, existe deficiência de oxigénio que não permite a queima do combustível dos motores dos aviões, para além deste facto, as cinzas são abrasivas para o próprio casco do avião).
Portugal e consequentemente Santo Tirso não estão na rota dos ventos que arrastam estas cinzas, contudo grande parte dos países Europeus estão a ser afectados.

As cinzas vulcânicas para além de terem provocado o cancelamento de milhares de voos, impedido dessa forma que milhares de pessoas se desloquem para os destinos pretendidos, vão contribuir gravosamente para o Efeito de Estufa contribuindo assim para o Aquecimento Global da Terra. Que por sua vez acarreta todos os aspectos negativos associados ao seu efeito, tais como o degelo, aumento de CO2, etc.

As cinzas produzidas pelo vulcão podem afectar indirectamente a saúde das pessoas, manifestando-se os efeitos provenientes da sua emissão para atmosfera, e directamente, quando estas são inaladas provocam problemas do foro respiratório.