sexta-feira, setembro 24, 2010

"PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS - NECESSIDADE URGENTE DE VOLUNTÁRIOS!"



Olá caros Tirsenses :)

Mais uma vez é lançado um desafio que invoca o civismo das pessoas. O PLP vem desta vez pedir aos seus voluntários que ajudem na 'prevenção/vigilância' de Fogos Florestais para a próxima época de incêndios (Junho a Setembro de 2011).

Os nossos governantes têm tomado decisões que por vezes poderão não ser as mais acertadas, mas após este ano tão fustigado pelos incêndios, novas medidas estão a ser tomadas.
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural anunciou que já está previsto um acordo com o Exército e Serviços Prisionais para que, em 2011, ajudem a limpar e vigiar as matas e prevenir incêndios, avançou o “Diário de Notícias”

Contudo o PLP quer dar o seu contributo. Já o deu este ano (2010) de uma forma muito simbólica. Pretende agora organizar-se com mais tempo para que possa contribuir com mais força em 2011.
Para isso, tem vindo a ser desenvolvido um trabalho por um grupo de voluntários do Distrito do Porto, onde se destaca a Judite, que vem lançando o apelo em todos os Concelhos do Distrito do Porto para participarem.

Os coordenadores do 'Grupo do Concelho de Santo Tirso' estão disposto a contribuir e participar de forma activa neste desafio, por isso
pedimos a todos os voluntários do PLP que possam estar interessados em se envolver um pouco mais e a participar, que consultarem e mostrem a sua vontade de participar, como é indicado pela Judite, no seguinte endereço onde vem sido discutido este assunto.
"PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS - NECESSIDADE URGENTE DE VOLUNTÁRIOS!"

Confirma também, clicando no seguinte link, a tua vontade de participar e estar presente na 1ª acção, que terá epicentro no dia 23 de Outubro de 2010 em SANTO TIRSO.
"Prevenção de Fogos Florestais - Distrito do Porto
Portugal sem fogos depende de todos - A Protecção Civil somos todos NÓS
"

Agradeço a vossa atenção e apresento-vos os melhores cumprimentos.
Tiago Orlando Moreira

segunda-feira, setembro 20, 2010

Reconversão da Paisagem Urbana



"O Projecto de Reconversão da Paisagem Urbana pretende reflectir questões da reconversão do espaço urbano no território português, partindo do seu enquadramento específico, a região do Vale do Ave e do programa de reconversão do edificado fabril do Teles em Quarteirão Cultural.
O Projecto desenvolve-se de forma contínua ao longo do processo de reconversão deste edificado fabril, contemplando intervenções artísticas, oficinas, debates e outras actividades."

"A Câmara Municipal de Santo Tirso, no âmbito da iniciativa “Reconversão da Paisagem Urbana” inicia dia 21 de Setembro de 2010, uma intervenção artística na Fábrica do Teles promovida por 12 artistas (nacionais e internacionais) convidados pela Gesto Cooperativa Cultural, sobre o tema – Personagem à Janela.
Para além de visitas dirigidas ao público escolar, convidamos a participar numa visita guiada à intervenção, dia 27 de Setembro às 17h30.
Aceitamos as primeiras 25 inscrições até 20 de Setembro, inscreva-se via:
margensdoave@gmail.com "

Compareçam e saibam o que se faz em Santo Tirso no que respeita a Ordenamento do Território e Planeamento da Qualidade Ambiental… deixem a vossa opinião.
Dia 29 de Setembro de 2010 pelas 16:00h na Fábrica do Teles em Santo Tirso. O Ambiente Santo Tirso pretende também estar lá.

"PROGRAMA

16h - Apresentação da intervenção artística promovida pela GESTO, Cooperativa Cultural - Personagem à Janela
16h30- Projecção do documentário "Ruínas" de Manuel Mozos
17h30 - Debate, Reconversão da Paisagem Urbana
Oradores: Manuel Mozos, João Ferrão, Luís Carvalho
Moderador: Elisa Babo"

Fonte das imagens e texto: "Pru Margens Do Ave"

quarta-feira, setembro 15, 2010

“Santo Tirso | nove escolas do Concelho galardoadas com Bandeira verde”

Citando: "i-ave.net" clique no link anterior para ler a noticia na integra.

Serão entregues Bandeiras Verdes às seguintes nove escolas do concelho:

•Escola EB 2,3 de Agrela
•Escola EB 2,3 de São Rosendo
•Escola EB 2,3 de Vila das Aves
•Colégio de Santa Teresa de Jesus
•Escola EBI das Aves/S.T. Negrelos
•Escola Prof. Agr. Conde S. Bento
•Escola Prof. De Serviços Cidenai
•Instituto Nun’Alvres
•Escola Sec. D. Dinis

““Encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adopção de comportamentos mais sustentáveis” são os objectivos do Programa Nacional Eco-Escolas, que conta, há mais de dez anos, com a parceria da Câmara Municipal de Santo Tirso, entidade que continua a apostar na área de Educação Ambiental, promovendo a consciencialização colectiva.
Não é por acaso que Santo Tirso é, em 2010, Município ECO-XXI, recebendo pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Verde.”

terça-feira, setembro 14, 2010

Dia da Floresta Autóctone

Mais um projecto onde a sociedade civil pode participar e intervir em prol do bem da Natureza e do Ambiente. Desta feita podemos contribuir plantando uma árvore.


Em comemoração do Dia da Floresta Autóctone, 23 Novembro de 2010, pretendemos realizar 250 iniciativas de plantação de 1000 árvores.

No próprio dia 23, uma terça-feira, pretende-se uma adesão massiva das escolas e nos fins-de-semana anterior (20 e 21) e seguinte (27 e 28) da população em geral.

O total é impressionante, 250.000 árvores, provavelmente uma das maiores iniciativas de plantação no mundo concertada por cidadãos em comemoração de um único dia. Se cada pessoa plantar duas árvores, serão necessárias cerca de 125.000 pessoas (pouco mais de dois ou três estádios de futebol cheios)!

Agora concentre-se na sua iniciativa, no seu concelho, são precisas cerca de 500 pessoas para plantar 1000 árvores. Nós conseguimos, apenas com duas semanas de antecedência. A uns meses de distância, acha que também consegue?

Contamos consigo! Inscreva-se! Participe! Mobilize! Divulgue!


Citando: “Projecto Plantar uma Árvore”. Mais informações clicar no link anterior.
Inscrições: “Aqui”.

sexta-feira, setembro 10, 2010

"Reciclagem de Ideias" - Dica útil para prática no quotidiano


Os plásticos são matérias-primas que muito dano e impacte causam ao nosso ambiente quando depositados em local indevido. Por isso devemos tentar alongar ao máximo o seu tempo de vida, tentando atribuir-lhe novo uso quando já pensamos que este é um resíduo e deveria ir para o lixo.

Tampas de garrafas de plástico…
Esta é uma óptima ideia para compartilhar, é bom para os Tirsenses e para o seu meio ambiente também.


Incisão direita do corte no pescoço de uma garrafa:
Passar o saco de plástico através do gargalo da garrafa que acabou de cortar:

Melhor do que os clipes de plástico que tem que comprar e mais prático que um nó apertado!


3R's
- Reduzir
- Reutilizar
- Reciclar