segunda-feira, janeiro 14, 2013

Florestar Portugal num só dia, com Flora Autóctone ::: AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal


No passado dia 24 de Novembro de 2012, a AMO Portugal lançou o desafio a toda a população portuguesa, associações e instituições para que num só dia florestassem Portugal nas suas áreas ardias, zonas que carecessem de árvores, locais afetados por uma forte meteorização dos solos e locais onde houvesse erosão dos solos e fosse premente efetuar a consolidação dos mesmos com a ajuda das raízes das árvores.

Para isso, foi indicado e aconselhado que recorressem aos gabinetes técnico-florestais e de ordenamento do território dos municípios, onde poderiam recolher a informação dos locais mais indicados do seu concelho para efetuar a melhor florestação. 
 

No Concelho de Santo Tirso, devido às más condições meteorológicas, a ação prevista de florestação no Monte Padrão foi adiada para o dia 12 de Janeiro de 2013.

Dessa forma, no passado sábado - 12, com o apoio dos Embaixadores da Floresta – Futuro ::: o projeto das 100.000 árvores na área Metropolitana do Porto (CrePorto), que nos cederam as árvores provenientes da Floresta Comum (parceria do ICNF com a ANMP e a Quercus), com o apoio dos Serviços Municipalizados de Santo Tirso que nos cederam o terreno e indicaram os melhores locais a plantar, com o apoio da ASVA - Sapadores Florestais que com a sua experiência de terreno nos deram um grande apoio e efetivaram previamente a preparação do terreno, os Voluntários da AMO Portugal (50) conseguiram plantar 700 árvores autóctones (sobreiros, medronheiros, carvalhos-alvarinhos, pereiras-bravas, castanheiros) em cerca de 2h. (10h00 às 12h00).


Fica aqui um agradecimento especial para todos os voluntários que participaram em nome individual, para o Grupo de Escuteiros do Agrupamento de Burgães, para o Grupo Eco-escolas da EB23 S. Rosendo, para o Grupo de Voluntários da AMO Portugal do Concelho do Porto e para os Voluntários Embaixadores da Floresta por terem mostrado toda a disponibilidade no dia 24 e voltado a estar presentes neste dia 12.

Dados da ação:
Estivemos presentes 50 elementos,
e plantamos, entre as diversas espécies autóctones, 700 árvores


Colocando Mãos à Obra, todos abraçados no mesmo sentido, conseguimos uma vez mais mostrar o que realmente nos move!
Cuidamos do Ambiente,
contribuímos para uma melhor qualidade do ar,
do enriquecimento paisagístico,
enriquecimento dos solos,
criamos uma zona de sombra futura e
contribuímos para o equilíbrio de humidade do nosso concelho.
Promovemos educação Ambiental, envolvendo desde a criança dos 6 anos ao adulto de 80 anos,
ensinando como se deve plantar corretamente uma árvore e
quais os cuidados a ter,
mostramos o quão importante é o acompanhamento futuro e constante (monitorização) que deve ser prestado a estas áreas de forma que possam evoluir de forma sustentável.


Ficam aqui alguns links relacionados com esta ação, bem como algumas fotos.
Mais Fotos: aqui










































 



















Nenhum comentário: